Dando continuidade às ações de combate à Dengue, Zika e Chikungunya no município, Os Agentes de Combate as Endemias de Senhor do Bonfim iniciaram nesta segunda-feira, 05, mais uma semana de ações de combate à doença. Desta vez, para os moradores da comunidade de Quice, localizados na zona rural do município.
As atividades estão sendo desenvolvidas em parceria com os profissionais da Unidade Saúde da Família e conta com o apoio dos Agentes Comunitários de Saúde na realização de conversas de rodas educativas, orientações aos moradores, distribuição de materiais informativos, o preenchimento de ficha de notificação das arboviroses e a detecção ativa na comunidade por meio de testes rápidos e o tratamento dos casos positivos.
Ao todo, 18 casos foram notificados e 12 testes rápidos foram feitos na comunidade com apenas dois casos positivo para a doença, os quais foram imediatamente iniciado o tratamento e o bloqueio com aplicação de inseticida nos imóveis onde os casos forma registrados.
DAS AÇÕES
De 05 a 09 de agosto 30 Agentes de Endemias, 06 Agentes Comunitários de Saúde e 05 profissionais da Unidade estarão realizando as seguintes ações;
· Inspeção e tratamento focal com aplicação de larvicidas em todos os imoveis da localidade.
· Bloqueio com aplicação de inseticida em pontos considerados estratégicos para proliferação do mosquito.
· Distribuição de material educativo em roda de conversas com a população.
· Mobilização, "faxinaço" e panfletagem pelas ruas centrais da localidade.
“O objetivo das ações é identificar o foco, tratar e combater a doença, incentivando os moradores a procurar as unidades para a realização do exame ao sentirem os primeiros sintomas, para que, em caso positivo, possa iniciar o tratamento, além de orientar a comunidade sobre as formas de prevenção da doença, evitar a formação de criadouros que tornam-se propício a proliferação do mosquito”, pontuou o coordenador de Endemias, Marlon Reis.
Na sede do município, as ações também continuam acontecendo de forma ininterrupta com as visitas domiciliares, tratamento com aplicação de larvicida em todos os imóveis, visitas em pontos estratégicos (borracharias, oficinas, cemitérios etc.), borrifação com método de UBV e aplicação de inseticidas em casos suspeitos das doenças.
COMBATER O MOSQUITO É DEVER DE TODOS, COLABORE FAZENDO A SUA PARTE!
ASCOM - AACE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.