Nos dias (24 e 25), os Agentes de Combates a Endemias em parceria com a VigilĆ¢ncia SanitĆ”ria de Senhor do Bonfim, realizaram testes rĆ”pidos de leishmaniose visceral canina na zona rural do municĆpio. A ação, que foi desenvolvida no povoado de Barroca de Cima, visa o controle das transmissƵes de doenƧa na cidade.
Uma das formas de eliminar a doença é detectar o cão positivo e fazer o controle da população canina. Fazer a limpeza dos quintais é muito importante pois o mosquito se multiplica em matéria orgânica em decomposição.
Algumas pessoas ainda acreditam que o cĆ£o pode transmitir a doenƧa diretamente para o humano, mas isso Ć© um mito. Mordidas, lambidas, arranhƵes e contato fĆsico nĆ£o passam leishmaniose de cĆ£es infectados para humanos. Ć necessĆ”rio o inseto, para que possa haver a transmissĆ£o e transformação do parasita.
Os sintomas mais comuns nos cĆ£es sĆ£o crescimento exagerado das unhas, perda de pelo, Ćŗlceras e descamação da pele, emagrecimento e atrofia muscular, hemorragias nasais, anemia e alteraƧƵes nos rins, fĆgado e articulaƧƵes.
Percebendo um desses sintomas em seu animal procure um Agente de Endemias e denuncie o caso.
DIGA NĆO A LEISHMANIOSE!
ASCOM - AACE
Nenhum comentƔrio:
Postar um comentƔrio
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentÔrio.