A SecretĆ”ria Municipal de SaĆŗde atravĆ©s dos Agentes de Combate Ć s Endemias, intensificam AƧƵes a parti deste sĆ”bado, 29, visando combater a proliferação do mosquito com aplicação de inseticidas atravĆ©s do mĆ©todo UBV “fumacĆŖ’.
A forƧa tarefa tem inicio nos bairros com alto risco de infestação, conforme apontados pelo Levantamento RĆ”pido de Ćndices do Aedes aegypti, realizado entre os dias 17 e 21 de fevereiro, e apresentado ao MinistĆ©rio da SaĆŗde na tarde desta sexta-feira, 28, apontando mĆ©dia de 14% de infestação com larvavas do mosquito no municĆpio.
O levantamento aponta, as regiƵes do Alto da Maravilha, Alto CemitƩrio, Olaria e Bonfim III como as mais preocupante.
Durante o trabalho dos agentes foi possĆvel identificar varias situaƧƵes que podem contribuir com a proliferação e que nĆ£o podem ser eliminados. nestes casos, eles orientam a população sobre os cuidados que devem ser tomados para se evitar a propagação da doenƧa.
De acordo com o Coordenador de do programa, Marlon Reis, ainda hĆ” resistĆŖncia por parte de alguns moradores em permitir que agentes cumpram o seu trabalho.
“Com 71.4%, nossa levantamento apontou que os principais criadouros do mosquito sĆ£o encontrados em depósitos para armazenamento de Ć”gua para consumo intra domiciliares, ou seja, dentro das casas. Portanto, pedimos a colaboração e apoio da população tanto para o descarte correto de resĆduos, como para limpeza em quintais e terrenos baldios”, disse.
AĆĆES
A proposta inicial da SecretÔria de Saúde é a unificação dos agentes comunitÔrios de saúde com os agentes de endemias, da Vigilância SanitÔria e demais setores da administração para a importância de conscientização da presença de criadouros na cidade e distritos, combatendo fortemente a proliferação.
Com o perĆodo chuvoso, altas temperaturas e muitas pessoas viajando em perĆodo de fĆ©rias, a Secretaria de SaĆŗde intensificou as aƧƵes de combate ao mosquito Aedes aegypti.
Além do programa Educação em Saúde que serÔ implantado novamente nas escolas municipais, as equipes continuarão visitando as residências para conscientizar a população.
Panfletagem, campanhas midiÔticas e retorno dos mutirões de limpeza nos bairros com maior incidência de focos, também serão realizados.
A Prefeitura destaca que é preciso a colaboração da população para erradicar os focos do mosquito.
Combater a Dengue Ʃ um dever de todos, colabore e faƧa sua parte.
PRIMEIRO LIRAa 2020 REALIZANDO EM SENHOR DO BONFIM APONTA RISCO DE SURTO
ASCOM - AACESB
Nenhum comentƔrio:
Postar um comentƔrio
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentÔrio.