quarta-feira, 15 de julho de 2020

FERBASA ATUA NO COMBATE DA COVID-19


A Ferbasa vem adotando, desde o início da pandemia (março), um rígido protocolo de prevenção da COVID-19, direcionado a preservar a integridade física e mental, assim como a qualidade de vida dos seus colaboradores. As ações realizadas, que inclusive antecederam os decretos dos órgãos públicos oficiais sobre o tema, incluem um rigoroso protocolo médico que busca prioritariamente salvaguardar a saúde dos colaboradores diretos e indiretos, bem como enfrentar o cenÔrio de pandemia, buscando garantir os empregos, apoiando a comunidade local e auxiliando o poder público na importante tarefa de proteger a economia dos municípios onde atua.

Nesse sentido, ainda em março, o grupo empresarial iniciou a adoção das seguintes medidas:

- Teletrabalho para funƧƵes administrativas;


- Afastamento dos colaboradores com mais de 60 anos, gestantes e portadores de doenƧas crƓnicas previamente identificadas pelo ServiƧo MƩdico do grupo, sem nenhuma perda de salƔrios ou benefƭcios;

- Afastamento imediato dos colaboradores que apresentem sintomas gripais, mal estar ou dores no corpo. Essas pessoas seguem em quarentena por no mínimo 14 dias, sem perda de nenhum benefício e contando com avaliação constante realizada pelo Serviço Médico;


- Aferição de temperatura em Ónibus e nas portarias das unidades, além da triagem de sintomas;

- Obrigatoriedade do uso da mÔscara em todos os ambientes das empresas, sendo as mÔscaras confeccionadas por costureiras da comunidade, em alinhamento com as ações de responsabilidade social da empresa, voltadas à geração de renda;


- Orientação massiva para a higiene das mãos e disponibilização de Ôlcool gel nas Ôreas comuns;

- Intensificação da higienização de Ôreas administrativas e operacionais com produtos para desinfecção recomendados pelos órgãos de vigilância sanitÔria;

- Ampliação da assepsia de maçanetas, corrimãos, botoeiras e aparelhos de ar condicionados, veículos e equipamentos de transporte de colaboradores diretos e indiretos da Companhia;

- Apoio às prefeituras e comunidades para desinfecção de vias públicas;

- Sinalização do distanciamento social mínimo exigido em refeitórios, vestiÔrios, salas de lanches e Ôreas de grande circulação, com orientações e fiscalização constante da Patrulha da Saúde;

- Escalonamento de pessoal e de transportes, com sinalização do distanciamento mínimo exigido, como forma de evitar aglomerações nos horÔrios de entradas e saídas;

- Restrição de uso de ambiente, como Ôreas de descanso e auditório;

- Campanhas informativas de prevenção, diÔrias e semanais;

- Plano de apoio às comunidades, com doações de alimentos, itens de higiene, material hospitalar e respiradores. Ao todo, a empresa jÔ distribuiu equipamentos hospitalares que perfazem um orçamento de R$ 300 mil, cerca de 140 toneladas de alimentos, atomizadores e pulverizadores para sanitização de Ôreas públicas dos municípios assistidos e 2 respiradores para o Governo do Estado da Bahia, além da participação como cotista na entrega de mais um respirador;

- Para ampliar a atenção aos colaboradores e seus familiares, foi criado um canal de atendimento direto para o Serviço Médico. Ao ligar de forma gratuita e sigilosa para o 0800 071 8700, qualquer pessoa pode falar com os profissionais da Ôrea médica, esclarecer dúvida, informar sintomas e receber orientações;

- Diversas outras ações internas, como suspensão de viagens, de reuniões presenciais, eventos e treinamentos, antecipação da campanha de vacinação contra a gripe e disponibilização de aplicativo para acolhimento emocional intensificam os cuidados com a prevenção da COVID-19;

O Serviço Médico da Ferbasa segue um protocolo de realização dos testes para diagnóstico da COVID-19 que priorizou, inicialmente, o público com sintomas e em quarentena, incluindo os colaboradores que tiveram contato com pessoas contaminadas.

Para apoiar a sociedade, foi realizada a doação 120 testes para Andorinha e 120 para Campo Formoso. EstÔ prevista a ampliação dessa ação, com a compra de mais um lote de testes.

Prezando pela transparência das informações e pela preocupação imediata com o bem-estar dos colaboradores e do público em geral das comunidades do nosso entorno, desde que foi iniciada a testagem são divulgados boletins semanais com o registro de todos os casos ativos, recuperados e negativados. Esses dados são encaminhados também para a Vigilância Epidemiológica dos municípios para controle por parte dos órgãos de saúde correspondentes.

Todos os colaboradores tĆŖm acesso Ć s informaƧƵes sobre prevenção, importĆ¢ncia do uso da mĆ”scara e do distanciamento social dentro e fora da empresa. Mas os cuidados nĆ£o se limitam Ć  orientação. O grupo da “Patrulha da SaĆŗde” faz abordagens educativas dentro e fora da empresa, nos pontos dos Ć“nibus, nas entradas das unidades, nos refeitórios e corredores, sinalizando desvios e reforƧando as mensagens divulgadas pelas campanhas.

A Companhia busca, dia após dia, progredir com as ações protetivas, de forma a garantir a sobrevivência da empresa e a manutenção dos empregos nesse momento tão complexo e, consequentemente, no futuro. Para tanto, contratou um infectologista que avalia de forma crítica e minuciosa todas as medidas adotadas, apontando oportunidades de melhorias, que são imediatamente implementadas.

Os incansÔveis esforços são empregados para combater a pandemia da COVID-19, esse inimigo que assola todo o planeta, protegendo as VIDAS, objetivo mais nobre da Ferbasa.








Nenhum comentƔrio:

Postar um comentƔrio

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentÔrio.

analytics