A Ferbasa vem adotando, desde o inĆcio da pandemia (marƧo), um rĆgido protocolo de prevenção da COVID-19, direcionado a preservar a integridade fĆsica e mental, assim como a qualidade de vida dos seus colaboradores. As aƧƵes realizadas, que inclusive antecederam os decretos dos órgĆ£os pĆŗblicos oficiais sobre o tema, incluem um rigoroso protocolo mĆ©dico que busca prioritariamente salvaguardar a saĆŗde dos colaboradores diretos e indiretos, bem como enfrentar o cenĆ”rio de pandemia, buscando garantir os empregos, apoiando a comunidade local e auxiliando o poder pĆŗblico na importante tarefa de proteger a economia dos municĆpios onde atua.
Nesse sentido, ainda em março, o grupo empresarial iniciou a adoção das seguintes medidas:
- Teletrabalho para funƧƵes administrativas;
- Afastamento dos colaboradores com mais de 60 anos, gestantes e portadores de doenƧas crĆ“nicas previamente identificadas pelo ServiƧo MĆ©dico do grupo, sem nenhuma perda de salĆ”rios ou benefĆcios;
- Afastamento imediato dos colaboradores que apresentem sintomas gripais, mal estar ou dores no corpo. Essas pessoas seguem em quarentena por no mĆnimo 14 dias, sem perda de nenhum benefĆcio e contando com avaliação constante realizada pelo ServiƧo MĆ©dico;
- Aferição de temperatura em Ónibus e nas portarias das unidades, além da triagem de sintomas;
- Obrigatoriedade do uso da mÔscara em todos os ambientes das empresas, sendo as mÔscaras confeccionadas por costureiras da comunidade, em alinhamento com as ações de responsabilidade social da empresa, voltadas à geração de renda;
- Orientação massiva para a higiene das mãos e disponibilização de Ôlcool gel nas Ôreas comuns;
- Intensificação da higienização de Ôreas administrativas e operacionais com produtos para desinfecção recomendados pelos órgãos de vigilância sanitÔria;
- Ampliação da assepsia de maƧanetas, corrimĆ£os, botoeiras e aparelhos de ar condicionados, veĆculos e equipamentos de transporte de colaboradores diretos e indiretos da Companhia;
- Apoio às prefeituras e comunidades para desinfecção de vias públicas;
- Sinalização do distanciamento social mĆnimo exigido em refeitórios, vestiĆ”rios, salas de lanches e Ć”reas de grande circulação, com orientaƧƵes e fiscalização constante da Patrulha da SaĆŗde;
- Escalonamento de pessoal e de transportes, com sinalização do distanciamento mĆnimo exigido, como forma de evitar aglomeraƧƵes nos horĆ”rios de entradas e saĆdas;
- Restrição de uso de ambiente, como Ôreas de descanso e auditório;
- Campanhas informativas de prevenção, diÔrias e semanais;
- Plano de apoio Ć s comunidades, com doaƧƵes de alimentos, itens de higiene, material hospitalar e respiradores. Ao todo, a empresa jĆ” distribuiu equipamentos hospitalares que perfazem um orƧamento de R$ 300 mil, cerca de 140 toneladas de alimentos, atomizadores e pulverizadores para sanitização de Ć”reas pĆŗblicas dos municĆpios assistidos e 2 respiradores para o Governo do Estado da Bahia, alĆ©m da participação como cotista na entrega de mais um respirador;
- Para ampliar a atenção aos colaboradores e seus familiares, foi criado um canal de atendimento direto para o Serviço Médico. Ao ligar de forma gratuita e sigilosa para o 0800 071 8700, qualquer pessoa pode falar com os profissionais da Ôrea médica, esclarecer dúvida, informar sintomas e receber orientações;
- Diversas outras ações internas, como suspensão de viagens, de reuniões presenciais, eventos e treinamentos, antecipação da campanha de vacinação contra a gripe e disponibilização de aplicativo para acolhimento emocional intensificam os cuidados com a prevenção da COVID-19;
O Serviço Médico da Ferbasa segue um protocolo de realização dos testes para diagnóstico da COVID-19 que priorizou, inicialmente, o público com sintomas e em quarentena, incluindo os colaboradores que tiveram contato com pessoas contaminadas.
Para apoiar a sociedade, foi realizada a doação 120 testes para Andorinha e 120 para Campo Formoso. EstÔ prevista a ampliação dessa ação, com a compra de mais um lote de testes.
Prezando pela transparĆŖncia das informaƧƵes e pela preocupação imediata com o bem-estar dos colaboradores e do pĆŗblico em geral das comunidades do nosso entorno, desde que foi iniciada a testagem sĆ£o divulgados boletins semanais com o registro de todos os casos ativos, recuperados e negativados. Esses dados sĆ£o encaminhados tambĆ©m para a VigilĆ¢ncia Epidemiológica dos municĆpios para controle por parte dos órgĆ£os de saĆŗde correspondentes.
Todos os colaboradores tĆŖm acesso Ć s informaƧƵes sobre prevenção, importĆ¢ncia do uso da mĆ”scara e do distanciamento social dentro e fora da empresa. Mas os cuidados nĆ£o se limitam Ć orientação. O grupo da “Patrulha da SaĆŗde” faz abordagens educativas dentro e fora da empresa, nos pontos dos Ć“nibus, nas entradas das unidades, nos refeitórios e corredores, sinalizando desvios e reforƧando as mensagens divulgadas pelas campanhas.
A Companhia busca, dia após dia, progredir com as aƧƵes protetivas, de forma a garantir a sobrevivĆŖncia da empresa e a manutenção dos empregos nesse momento tĆ£o complexo e, consequentemente, no futuro. Para tanto, contratou um infectologista que avalia de forma crĆtica e minuciosa todas as medidas adotadas, apontando oportunidades de melhorias, que sĆ£o imediatamente implementadas.
Os incansÔveis esforços são empregados para combater a pandemia da COVID-19, esse inimigo que assola todo o planeta, protegendo as VIDAS, objetivo mais nobre da Ferbasa.
Nenhum comentƔrio:
Postar um comentƔrio
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentÔrio.