O atendimento digital veio para ficar e a pandemia da Covid-19 acelerou esse movimento de interação entre empresas e consumidores de diferentes formas. Com o objetivo de oferecer mais facilidades aos clientes, a Coelba lanƧa o serviƧo, inĆ©dito no setor elĆ©trico, para cadastro da fatura digital pelo assistente virtual no WhatsApp. Com a inovação, a empresa se alinha Ć tendĆŖncia de integrar novos meios de pagamento como o PIX, sistema criado pelo Banco Central que serĆ” lanƧado no dia 16 de novembro em todo o PaĆs, sendo disponibilizado pela Coelba na mesma data.
Para acessar a novidade, basta enviar uma mensagem para o WhatsApp da distribuidora e escolher a opção Fatura Digital. A partir daĆ, Ć© possĆvel fazer o cadastro gratuito para receber a conta por e-mail ou pelo próprio WhatsApp. Ao optar receber pelo celular, a fatura Ć© enviada diretamente no aplicativo todo mĆŖs.
AlĆ©m disso, o cliente poderĆ” fazer o cadastro direto no Whatsapp para receber a fatura digital no e-mail. Nesse caso, a conta chega no endereƧo eletrĆ“nico informado jĆ” integrada ao novo meio de pagamento PIX, disponĆvel a partir do dia 16 de novembro para todos os clientes que recebem a fatura de energia por e-mail.
O serviƧo de cadastro da fatura digital continua disponĆvel no site da distribuidora e lojas fĆsicas e, em novembro, serĆ” disponibilizado tambĆ©m via SMS. A inovação pelo WhatsApp vem acrescentar mais uma facilidade, reforƧando uma tendĆŖncia que jĆ” vem sendo observada pela Neoenergia (empresa controladora da Coelba, Celpe, Cosern e Elektro). Entre fevereiro e agosto de 2020, houve um crescimento de 233% na quantidade de operaƧƵes com cartĆ£o de crĆ©dito. No mesmo perĆodo, o acesso ao aplicativo da empresa tambĆ©m cresceu 112%. JĆ” quando se analisa somente maio, mĆŖs com um dos maiores nĆveis de adesĆ£o ao isolamento social no Brasil, a companhia registrou que 37% dos clientes usaram os canais digitais para pagamento da fatura
Como funciona
“A fatura digital traz comodidade aos clientes no que se refere ao recebimento da fatura em uma ferramenta acessĆvel como o WhatsApp. Ć importante ressaltar os ganhos com o reforƧo da seguranƧa diante da Covid-19, devido Ć preservação do distanciamento social, e aos benefĆcios ambientais como a diminuição de impressĆ£o de papeis”, afirma o supervisor de SoluƧƵes de Mensageria da Neoenergia, Mateus Prates.
O novo sistema vai estar acessĆvel na conta simplificada que chega no corpo da mensagem, onde estarĆ” o QR-Code e o PIX Link que direcionam para pagamento via PIX. Basta apontar a cĆ¢mera do celular para o código ou clicar no link que a tecnologia encaminha diretamente para o sistema de pagamento utilizado pelo cliente, seja por meio da conta em banco ou pela carteira digital.
A iniciativa integra o ConexĆ£o Digital, considerado o mais importante projeto de Pesquisa e Desenvolvimento do setor elĆ©trico com foco no cliente. “Por meio dos canais digitais, a Neoenergia tem a possibilidade de interagir com o cliente de forma mais próxima e fluida, em uma ferramenta que estĆ” presente no cotidiano das pessoas, com todas as informaƧƵes que elas precisam a respeito dos nossos serviƧos. AlĆ©m de abrir a oportunidade para novas formas de pagamento, o meio virtual cria novas e melhores experiĆŖncias aos clientes”, declara o gerente corporativo de EstratĆ©gia e ServiƧos Digitais da Neoenergia, Renato Suplicy.
TendĆŖncias em novos meios digitais de pagamento
Entre as novidades lanƧadas, neste ano, estĆ” a plataforma de negociação de dĆvidas. O acesso Ć© feito pelo site de cada distribuidora, no qual Ć© possĆvel pagar a fatura em atĆ© 12x no cartĆ£o de crĆ©dito, parcelar faturas vencidas no boleto (a partir de trĆŖs faturas em aberto) e usar o auxĆlio emergencial para efetuar o pagamento por meio do cartĆ£o Virtual Caixa Elo. A outra novidade lanƧada recentemente Ć© a integração com o Pic Pay, que permite o uso do cartĆ£o de crĆ©dito e carteira digital para quitar a conta de energia elĆ©trica.
“A Neoenergia foi pioneira no lanƧamento de diversos serviƧos, como o pagamento por cartĆ£o de crĆ©dito e uso do auxĆlio emergencial, saindo na frente, mais uma vez, com a oferta do PIX no mesmo dia do lanƧamento pelo Banco Central”, relata a gerente de Arrecadação da Neoenergia, Renata Farias. Ela aproveita para destacar a promoção Energia para RecomeƧar, que sortearĆ” cerca de R$ 400 mil em prĆŖmios para consumidores com as contas em dia. Para participar, basta acessar o site www.energiapararecomecar.com.br e efetuar o cadastro. O consumidor que optar pelo recebimento da fatura por e-mail terĆ” mais um nĆŗmero e quem fizer o pagamento se cadastrando no dĆ©bito automĆ”tico e/ou utilizando internet banking ou a rede credenciada das distribuidoras, receberĆ” um terceiro nĆŗmero.
Para o superintendente de Processos Comerciais da Neoenergia, Leonardo Moura, a digitalização Ć© um dos principais caminhos que a companhia tem seguido. “Todo o ambiente de pagamento estĆ” entrando em uma nova era e a Neoenergia evolui na mesma medida. Assim, temos acelerado a transformação digital no setor elĆ©trico com o intuito de oferecer um atendimento que favoreƧa a jornada do cliente. AlĆ©m disso, ainda estamos em um momento de pandemia e a aderĆŖncia aos serviƧos digitais reforƧa a seguranƧa”, conclui.
Canais de atendimento da Coelba
Site e WhatsApp
Coelba www.coelba.com.br | (71) 3370-6350
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