O artigo te hoje ajudará você a desenhar um planejamento estratégico para a sua empresa a fim de você ter definido o ponto onde você quer chegar e o caminho que será percorrido até esta nova realidade. Vamos nessa!
O que é o Planejamento Estratégico? Um planejamento estratégico nada mais é do que definir metas e objetivos que se deseja atingir e utilizar da estratégia para traçar o caminho que será seguido para se chegar a este novo lugar. Em outras palavras, o planejamento entra com a metodologia, enquanto a estratégia aparece com a parte criativa, de análise e decisão.
Um planejamento pode ser feito com uma previsão de curto (anual) ou médio prazo (três a cinco anos), dependendo da necessidade e da demanda que a sua empresa apresenta naquele momento. É importante ressaltar também que esta é uma ferramenta que funciona sob demanda, ela não precisa ser executada em determinada época do ano ou em determinadas condições internas da empresa. Ela pode ser estruturada a qualquer momento!
A Identidade Organizacional: Você conhece alguma empresa que tem uma identidade tão forte que até mesmo as pessoas que não trabalham lá conseguem identificar a sua identidade?
O primeiro passo para se desenhar a identidade organizacional da sua empresa é você saber responder a estas três perguntas:
1. Onde sua empresa está?
2. Onde você quer chegar?
3. Como você chegará lá?
Estas perguntas irão te auxiliar no direcionamento para o rumo que você quer ir. Elas podem parecer muito abrangentes ou não representarem muita coisa prática, mas quando elas são bem respondidas e condizem com o propósito da empresa, com certeza suas respostas farão aparições nas metas, na cultura e nos ritos de uma empresa.
Planejamento Participativo: Tão importante quanto a equipe estar alinhada com a sua identidade organizacional é ela participar na sua criação. É muito importante que os funcionários que estão na empresa contribuam na definição das diretrizes da identidade organizacional, tornando o planejamento uma atividade participativa. Os funcionários de uma empresa também são uma ótima fonte de informações para definições de cultura e de ritos dentro de uma empresa.
E, tão importante quanto a presença dos colaboradores na criação da identidade organizacional de uma empresa, é a divulgação da mesma para toda a empresa e até mesmo todo o mercado. Várias empresas divulgam as suas diretrizes em seus próprios sites e em sua estrutura física e isso contribui para uma solidificação da sua marca.
Então espalhe a sua marca, a sua identidade e deixe as pessoas te conhecerem e verem o seu propósito e a sua razão de existir! Você já possui uma identidade organizacional definida? Se você já tem uma, ela ainda condiz com o que você acredita e com onde você quer chegar?
Planejamento Estratégico em tempos de cenários de incerteza são difíceis, visto que as imprevistos fora de seu controle podem aparecer. No entanto, não podemos deixar o vento tocar nossas empresas.
A dica aqui é: crie diferentes cenários, com visões pessimistas, moderadas e pessimistas. Pode ser que a pandemia acabe no começo, meio ou fim do ano, e você precisa estar preparado para todos os cenários. Outra dica importante é acompanhar e ter constantes revisões do Planejamento Estratégico, esse planejamento não está escrito em pedra, e ele pode e deve ser um elemento vivo, onde você atualiza seus cenários dado os acontecimentos internos e externos ao seu negócio, quanto mais o tempo passa, mais as incertezas reduzem e você consegue reduzir os riscos dessas incertezas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.