A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (4), por 449 votos a 12, a criação do piso salarial de enfermeiros, técnicos de enfermagem e parteiras (PL 2564/20). A proposta deve seguir para sanção presidencial, mas ainda depende de acordo sobre fontes de financiamento.
O projeto aprovado pelos deputados define como salĆ”rio mĆnimo inicial para os enfermeiros o valor de R$ 4.750, a ser pago nacionalmente pelos serviƧos de saĆŗde pĆŗblicos e privados. Nos demais casos, haverĆ” proporcionalidade: 70% do piso dos enfermeiros para os tĆ©cnicos de enfermagem; e 50% para os auxiliares de enfermagem e as parteiras.
O texto prevĆŖ ainda a atualização monetĆ”ria anual do piso da categoria com base no Ćndice Nacional de PreƧos ao Consumidor (INPC) e assegura a manutenção de salĆ”rios eventualmente superiores ao valor inicial sugerido, independentemente da jornada de trabalho para a qual o profissional tenha sido contratado.
A votação da proposta foi acompanhada de perto por representantes da categoria, que também participaram pela manhã de uma sessão solene no PlenÔrio em homenagem à Semana Brasileira da Enfermagem.
AgĆŖncia CĆ¢mara de NotĆcias
Nenhum comentƔrio:
Postar um comentƔrio
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentÔrio.