segunda-feira, 5 de setembro de 2022

MINISTRO DO STF SUSPENDE LEI QUE CRIOU PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM



Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso suspendeu, neste domingo (4), por meio de uma liminar, a lei que estabelece o piso salarial da enfermagem. A decisão serÔ vÔlida até que estados, municípios, órgãos do governo federal, conselhos e entidades da Ôrea da saúde informem, em 60 dias, o impacto financeiro nos atendimentos e os riscos de demissões.


De acordo com a ação, o ministro avaliou que existe um risco concreto de piora na prestação do serviço de saúde, principalmente nos hospitais públicos, Santas Casas e hospitais ligados ao SUS, uma vez que as próprias instituições jÔ indicaram a possibilidade de demissão em massa e de redução da oferta de leitos.


O piso foi fixado em R$ 4.750, para os setores público e privado. A nova lei, sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) em agosto, não indicava fonte de custeio. EmpresÔrios do setor e instituições de saúde previam aumento de R$ 17 bilhões nos custos anuais dos hospitais, o que refletiria em milhares de demissões e cortes de leitos.


Metro1

Nenhum comentƔrio:

Postar um comentƔrio

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentÔrio.

analytics